topo_unb_site_r1_c1topo_unb_site_r1_c2

logo_cerme_red_new Centro de Estudos em Regulação de Mercados  logo_cief_red_new Centro de Investigação em Economia e Finanças
 
 
CERME
 
Sobre o Curso de Gestão PDF Imprimir E-mail

A relevância de um mestrado profissional que contemple a área de gestão de negócios pode ser bem dimensionada a partir da análise das transformações por que vem passando a gestão financeira – tanto privada quanto pública. Inicialmente foram desenvolvidas técnicas de gestão de carteira de forma a reduzir o risco com mínimo sacrifício em termos de retorno esperado dos investimentos. Esses métodos permitiram a criação de uma gestão profissional de fundos de investimentos, gerando o explosivo crescimento de fundos de diversos tipos. Diversos fundos de pensão, com sede em Brasília, têm como tema central de suas atividades, a gestão de suas carteiras de investimento.

Mais recentemente, avanços nos métodos de determinação de preços dos diversos instrumentos financeiros como, por exemplo, opções, futuros, derivativos e swaps, adicionaram novos instrumentos de proteção contra riscos e novas técnicas de gestão de ativos financeiros. Esses instrumentos financeiros têm propiciado novas formas de atuação por parte dos participantes dos mercados financeiros, tanto para proteção contra riscos como para alavancagem de investimentos. A Secretaria do Tesouro Nacional, o Banco Central do Brasil e outros órgãos públicos e instituições privadas vêm utilizando esses instrumentos financeiros de forma bastante intensiva para melhorar sua performance financeira.

As finanças corporativas ou empresariais (Corporate Finance) não ficaram atrás em termos de sofisticação técnica. A introdução de novos instrumentos e métodos de avaliação financeira de ativos e empresas tornaram a gestão financeira de empresas uma atividade muito profissionalizada, requerendo profissionais altamente qualificados em planejamento financeiro, orçamento de capital, gestão de curto e longo prazo de investimentos, fusões e aquisições etc. Num país com recursos escassos, a gestão financeira de empresas e órgãos do governo tende a ser uma atividade de agregação de altos valores.

Particularmente, na área de bancos, muitas inovações foram realizadas para a gestão dos diversos tipos de riscos específicos à atividade de intermediação financeira. Conceitos como duração e valor em risco tornaram-se jargão corrente no meio bancário. Além desses conceitos básicos para a moderna gestão bancária, o curso oferece um treinamento avançado único, envolvendo gerência de risco, regulação de bancos e outros tópicos de interesse para bancos. Instituições como o Banco do Brasil, Banco Central do Brasil e Caixa Econômica Federal poderão treinar seus técnicos em nível avançado a um custo baixo, pois eles não precisarão se deslocar para outros centros.

Também os negócios internacionais são cada vez mais importantes no mundo moderno, onde riscos de flutuação das taxas de câmbio e de soberania afetam a maneira como se conduzem os negócios. Uma formação adequada nos aspectos financeiros, econômicos, legais e políticos que interferem nos negócios internacionais é fundamental para o profissional que atua nessa área e instituições como o Banco Central, a Secretaria do Tesouro Nacional e outros órgãos do Ministério da Fazenda, assim como diversos outros órgãos públicos e empresas privadas, têm muito a ganhar ao proporcionar a seus técnicos a obtenção desse tipo de formação.

Finalmente, grande importância tem sido dada aos controles internos das instituições como uma forma de centralizar e controlar todas as atividades da instituição com vistas ao seu gerenciamento global. O programa de gestão de negócios apresenta um módulo em auditoria e controladoria, desenvolvido dentro dos padrões mais modernos. É desnecessário ressaltar a grande importância que os controles internos e externos dos órgãos públicos e empresas privadas têm para o bom funcionamento delas. Órgãos como TCU, CGU e MPU são alguns dos que têm muito a ganhar treinando adequadamente seus funcionários nas técnicas de controladoria e auditoria.

A integração entre todas essas áreas só será plenamente atingida dentro do programa ora proposto, pois este tem um corpo docente de elevado nível e seus especialistas estão física e intelectualmente muito próximos.

<< Home << Regen << Gestão

 
 
REGEN